Execução de testes manuais com o Test Manager 2010.


Durante o ciclo de vida de desenvolvimento de uma aplicação deparamos com a fase de testes. Um teste a ser realizado pelos analistas é o Teste Manual.

O teste manual é elaborado a partir do roteiro de testes. Artefato produzido a partir do caso de uso e tem como objetivo validar o fluxo princial e os fluxos alternativos do caso de uso.

Durante a execução do teste manual evidências precisam ser geradas em casos de sucesso e também durante as falhas para auxiliar o desenvolvedor na correção do erro.

O Test Manager 2010 é um produto inovador presente nas versões Ultimate do Visual Studio 2010 e na versão Test Professional 2010. Com uma interface rica e bem elaborada centraliza as atividades dos analistas de testes em uma ferramenta poderosa e cheia de recursos.

Vamos a alguns exemplos:

1- Elaboração do Test Case (Work Item do TFS)  com os passos a serem validados durante o teste manual. Observem o resultado esperado que irá servir de informação ao analista durante a execução do teste manual:

Capturar

2- Execução do teste manual com o analista tendo do lado esquerdo o test manager em formato reduzido para validar os passos criados anteriormente e a aplicação a direita. Os passos realizados durante a execução do teste podem ser gravados e com isso depois serem reproduzidos ou utilizados para geração de código para automação de testes.

Capturar

Vamos a imagem anteior:

  • Onde temos um check verde sinalizado como aprovado. O mesmo foi marcado como tal manualmente pelo analista de teste conforme o passo era satisfatório.
  • Observe o arquivo *.png anexo ao roteiro. O mesmo é o resultado de uma captura da tela feita pela própria ferramenta da aplicação para uso como evidência.
  • Uma nota com comentários foi colocada para exemplo de mensagens que podem ser criadas pelos analistas de teste.
  • Caso algum erro fosse encontrado pela própria ferramanta poderiamos criar um work item no TFS de Bug para o desenvolvedor responsável e todas as evidências coletadas e os passos com sucesso e erros seriam anexados ao novo work item para o desenvolvedor receber o maior número de informações para analisar e corrigir o erro.
  • Um arquivo de log com as configurações de máquina, sobre o sitema operacional, browser e etc onde o teste foi executado é anexado para informar o ambiente de teste.

3 – Abaixo a demonstração do relatório sobre a execução deste teste manual. E o anexo aberto com a evidência da imagem. Dentre os anexos temos um xml com as informações sobre a máquina.

Capturar

4 – Outro ponto interessante é que o teste manual pode ser executado novamente e esse histórico das execuções e resultados ficam armazenados.

Capturar

6 – Os passos que gravamos durante a execução do teste manual podemos utilizar ele como base para criação de Coded UI Tests no Visual Studio.

Capturar

Capturar

7- Alguns trechos de código gerado para automação do teste:

Método de teste:

[TestMethod]
public void CodedUITestMethod1()
{
this.UIMap.DigitarNome();
this.UIMap.DigitarEmail();
this.UIMap.Digitaremailformatoerrado();
this.UIMap.FinalizarTeste();
}

Código que automatiza a digitação do texto no campo de Email:

public void DigitarEmail()
{
HtmlEdit uIEmailEdit = this.UICreateInternetExplorWindow.UICreateDocument.UIEmailEdit;
// Type 'contato@joselino.net' in 'Email' text box
uIEmailEdit.Text = this.DigitarEmailParams.UIEmailEditText;
}

Field com o valor a ser inserido:

[GeneratedCode("Coded UITest Builder", "10.0.40219.1")]
public class DigitarEmailParams
{
#region Fields
///
<summary> /// Type 'contato@joselino.net' in 'Email' text box
/// </summary>
public string UIEmailEditText = "contato@joselino.net";
#endregion
}

Resumindo:
Criamos um item de tarefa que possui os passos a serem executados durante os testes manuais.

Com o Test Manager fomos testando os passos e validando se foram aprovados ou não e gerando evidências como imagens, informações sobre a máquina que executou o teste e mais comentários livres para os analistas de teste.

Temos um histórico sobre a execução do teste manual.

Automatizamos o teste manual reproduzindo os passos que o analista fez manualmente e geramos código desses passos para modificações e reproduções dos testes durante a build por exemplo.

É isso aí pessoal vamos aos testes!

Lino

About these ads

7 comentários em “Execução de testes manuais com o Test Manager 2010.

  1. Ola , na minha maquina eu tenho Visual Studio Professional 2010 and Microsoft Test Manager e tenho instalado no servidor TFS . Eu necessito saber quais as outras ferramentas necessarias para montar teste automatizados na maquina e no servidor.

    • Para criação dos testes como mostrados nesse artigo precisamos do Test Manager. Ele vem no visual studio 2010 ultimate. Ou na versão voltada para testes, a test professional.

      Isso para testes de automação gerados a partir do teste manual, como demonstrado aqui.

      No servidor para execução desses testes precisamos configurar através da Build.

  2. Ola, gostaria de saber como faço para criar uma conexao local ou diferente para conectar o Visual Studio e o Test Manager 2010 ?

  3. Vou explicar melhor, instalei o Microsoft Visual Studio 2010, mas quando clico no link superior esquerdo “Connect To Team Foundation Server” exibe a tela de “Conenect To Team Project” porém a lista esta vazia, e quando clico em “Servers..” e tento add um “Name or URL of Team Foundation Server”, qual seria o nome a ser colocado ? eu tenho que criar algum banco de dados ? e quando executo o Test Manager 2010, ele tb pede este server para conectar, gostaria na verdade de um procedimento para criação desse server.

    • Agora entendi. Essa URL é a do Servidor que possui a instalação do TFS (Team Foundation Server) é um outro produto da Microsoft que faz a parte do ALM. Você precisaria configurar em um servidor ou VM para ter essa URL e poder realizar seus testes.

      Procedimento para criação desse server é uma longa história, tem alguns requisitos de licenças, sharepoint, sql server, AD. Compensa vc procurar alguma maquina virtual de testes ou então pesquisar mais na web para achar como montar esse ambiente.

      tem um livro muito bom que pode lhe ajudar, professional team foundation server 2010 do brian keller que pode ser muito útil.

  4. Ah ta, entendi, caramba pensei que fosse facil instalar no PC mas pelo jeito é bem burocratico. Eu achei que era só instalar o MS Test Manager 2010 que ja vinha instalado o TFS e ja era …mas pelo jeito nao é facil. Eu instalei o TFS do pacote 2012 só que no momento que vou configurar o server ele esta dando erros, quando eu acesso o Team Foundation Server Configuration Center, e clico em Start Wizart, ele me mostra uma tela pedindo para selecionar “Install SQL Server Express” ou “Use an existing SQL Server Instance”, porém somente a opção 2 esta habilitada e quando prossigo, da a msg de erro “TF400533: In order for this wizard to upgrade to the latest version of SQL Server Express, you will first need to install Service Pack 2 or newer, and then re-run this wizard. It is recommended that you run Microsoft Updates which will install the current service pack automatically (You may need to enable Microsoft Updates from the Windows control panel).”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s